Bank Negara Malásia (BNM) e pagamentos Network Malaysia SDN BHD (Paynet) estão colaborando com parceiros internacionais em uma prova de conceito (POC) para melhorar o custo e a velocidade dos pagamentos transfronteiriços. Dubbed Project Nexus, o POC explorará a viabilidade de vincular os sistemas de pagamento em tempo real na Malásia, Cingapura e área do euro. Isto compreende a plataforma de pagamentos de varejo em tempo real (RPP / Duitnow) na Malásia, as transferências rápidas e seguras (Fast / Paynow) em Cingapura, e a liquidação de pagamento instantâneo alvo (dicas) na área do euro.
Se for bem sucedido, isso permitirá que os clientes enviem e recebam pagamentos transfronteiriços instantaneamente e firmemente.
Os resultados, esperados para serem publicados pela End-2022, informarão o desenvolvimento futuro de uma rede global de sistemas de pagamento em tempo real para permitir pagamentos transfronteiriços rápidos e perfeitos. Os protótipos desenvolvidos sob o POC não estarão disponíveis para uso público.
Liderado pelo banco para assentamentos internacionais (BIS) Hub de inovação (BIS), o Project Nexus está intimamente alinhado com o roteiro G20 para melhorar os pagamentos transfronteiriços. Outros parceiros internacionais no projeto são BANCA D'ITALIA, a Autoridade Monetária de Cingapura (MAS) e os Serviços de Computação Bancária Pte Ltd (BCS).
A participação da Malásia no projeto Nexus complementa os esforços existentes do país em vincular o RPP / DuitoNow com outros sistemas de pagamento em tempo real na região da ASEAN. RPP / Duit agora é um sistema de pagamento em tempo real na Malásia que facilita o pagamento a ser creditado na conta de um destinatário instantaneamente.
Uma ligação de pagamento entre a Malásia e a Tailândia foi lançada em junho de 2021 para permitir pagamentos de código QR transfronteiriço instantâneo entre os dois países. Os serviços facilitados pela ligação serão ampliados em 2022 para apoiar as transferências de fundos em tempo real usando apenas números móveis. Os esforços também estão em andamento para estabelecer ligações de pagamento semelhantes com a Indonésia e a Cingapura, que serão lançadas até o final de 2021 e 2022, respectivamente. A conectividade transfronteiriça aprimorada de tais ligações de pagamento servirá como um facilitador importante para apoiar a integração econômica e financeira regional mais próxima.
Fraziali Ismail (PIC) , Governador assistente do Banco Negara Malásia disse: Nossa participação no projeto Nexus ressaltou o compromisso da Malásia com a prova de pagamento do país. Com base no sucesso das ligações de pagamento bilaterais com outros países da ASEAN, isso poderia abrir caminho para a RPP / Duitnow para se conectar com outros sistemas de pagamento em tempo real globalmente. Isso apoiará as aspirações para pagamentos transfronteiriços mais rápidos, mais baratos e mais acessíveis para os residentes da Malásia.
Peter Schiesser (PIC) , O Diretor Executivo do Grupo da Paynet disse: RPP / DuitNow é uma infra-estrutura chave para impulsionar pagamentos sem dinheiro e digitalização na Malásia. Projecto que cerca de 1 bilhão de pagamentos em tempo real serão feitos na Malásia em 2021. O projeto Nexus nos fornece uma oportunidade única para contribuir para o projeto de infraestrutura de pagamento de próxima geração. Isso garantirá que a Malásia esteja bem posicionada para capitalizar os resultados do projeto.
Comentários
Enviar um comentário