A Kalush Orchestra, vencedora do Eurovision 2022, leiloou seu troféu para apoiar os militares ucranianos contra a invasão russa.
A Kalush Orchestra da Ucrânia venceu o concurso de músicas do Eurovision este ano com sua entrada, Stefania. O grupo anunciou que leiloaria o troféu on-line para criptomoeda via Facebook. O troféu foi vendido por mais de US $ 900.000 ou 500 Ethereum. A Kalush Orchestra doou os fundos para os militares da Ucrânia para comprar drones em apoio à sua defesa contra a invasão russa.
O Tallinn, uma empresa com sede na Estônia, fez a oferta vencedora de 500 para o Troféu dos Vencedores do Eurovision 2022.
O chapéu de balde rosa usado pelo vocalista de Kalush Oleh Psiuk também foi leiloado. Ele pegou US $ 370.000 de um comprador particular na República Tcheca. O apresentador de TV ucraniano Serhiy Prytula ajudou a leiloar o troféu via Facebook Live. Depois que o grupo aprendeu o quanto eles haviam aumentado em leilão, a Kalush Orchestra compartilhou uma mensagem no Facebook.
Vocês são incríveis! A mensagem traduzida é lida. Agradecemos a cada um de vocês que doou para este leilão e um agradecimento especial à equipe Whitebit que comprou o troféu por US $ 900.000 e agora é o legítimo proprietário disso.
O concurso de músicas do Eurovision está ocorrendo anualmente desde 1956. Mas isso marca o primeiro ano em que um troféu de destinatário foi leiloado para outra pessoa. A invasão russa da Ucrânia começou em 24 de fevereiro e escalou um conflito de oito anos nas regiões orientais do país. Mais de 10 milhões de ucranianos foram forçados a fugir de suas casas devido à invasão não provocada da Rússia.
Durante o concurso de músicas do Eurovision, a Kalush Orchestra destacou o conflito. Deve estar sempre nas primeiras páginas, até que a paz chegue, disse Psiuk à platéia de milhões. O grupo pediu aos europeus a não se tornarem imunes aos combates em andamento e continuam seu apoio à Ucrânia.
Comentários
Enviar um comentário