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Nenhum cliente é difícil. É agências que são fracas: ad legenda Mohammed Khan

A redifusão recebeu de volta "casa" um dos seus três fundadores originais - Mohammed Khan para uma sessão de almoço íntima, seguida por uma palestra de despertar. A agência foi criada por Diwan Arun Nanda, Mohammed Khan e Ajit Balakrishnan em 1973 (Sandeeep Goyal e Tanya Goyal comprou sobre a redifícia no ano passado).

Khan era muito sincero em suas opiniões sobre agências globais de rede. Nos velhos tempos, Khan disse, você pegou uma commodity, acrescentou publicidade a ele e criou uma marca. "As redes globais, há cerca de 20 anos, tomaram a marca, desvalorizou a publicidade e fizeram isso em uma mercadoria. A publicidade nunca foi a mesma de novo ", disse ele.

Ao ser perguntado quem era o cliente mais difícil que ele já atendeu, Mohammed Khan disse: "Não há clientes difíceis, há apenas agências fracas".

Khan narrou a história fascinante de como nasceu a famosa marca de cigarros. Charminar, de Vazir Sultan Tobacco (VST), foi um cigarro pesado para fumantes pesados. O mercado estava se movendo lenta mas seguramente a cigarros suaves. Charminar lançou Charminar Virginia para fumantes de luz, mas o novo lançamento bombardeio. Ninguém entendeu a Virgínia, ou que era uma fumaça mais clara. Mohammed sugeriu uma marca "mais jovem", mais "com-it" com elegante embalagem denim. O cliente adorava a nova marca, a embalagem e a nova campanha, mas decidiram apenas sentar nele. Por quê? Era muito novo e muito revolucionário.

NENHUM TRÁFEGO É ESPERADO: POR QUE APARECE ESSA NOTIFICAÇÃO? DESISTIR OU CONTINUAR COM A CAMPANHA? Quando Khan repetidamente levantou o novo lançamento, eles finalmente concordaram em testar o lançamento em Bangalore - não em Andhra ou no leste que eram fortes fortes - após um ano inteiro de espera. A lógica simplesmente era, se o cigarro bombardeou, ninguém saberia! Encantos se tornaram um sucesso durante a noite e mudou a propaganda de cigarros para todos os tempos.

A palestra x... conversa vermelhas Mohammed foi introduzido ao público da Kamlesh Pandey, que assumiu como chefe criativo na Rediffuse, quando Mohammed partiu para começar a publicidade contratada, a agência irmã da JWT.

Pandey ganhou o prêmio recém-instituído do Copywriter do Ano no CAG quatro anos seguidos, 1976, e então solicitou não ser considerado mais para o prêmio. Tomando uma sugestão da anedota de Khan em encantos, Pandey narrou sua própria experiência com a marca vermelha e branca de cigarros. A propaganda de cigarros daqueles dias foi toda sobre estilo de vida, estilo e sabor. Pandey escolheu Raj Babbar entre Mahesh Anand e Mazhar Khan porque ele parecia "muito como nós" e não uma estrela de cinema. Pandey também decidiu posicionar o cigarro na "auto-estima", um derrame de publicidade nunca usado antes. Portanto, nasceu a famosa de Redifusão, "" campanha.

Mohammed Khan contou seus primeiros dias na Inglaterra na década de 1960, quando ninguém daria um menino castanho da Índia uma pausa em copywriting apesar de ter terminado o curso de comunicação na universidade em Londres. Mas talento tinha seu caminho, e Khan trabalhou no Reino Unido por dez anos antes de voltar para a Índia. Ele começou a trabalhar em Bombaim com Sylvester Dacunha antes de passar para MCM, onde conheceu Arun e Ajit.

A redifusão nasceu com uma capital paga de Rs One Lakh, mas a soma principesca foi logo esgotada por Rs 7000, que eles tinham que pagar como suborno para a instalação de um telefone fixo no minúsculo escritório de 680 pés quadrados no 4º andar de ReadyMoney Terraços no Worli Naka! Todos os três parceiros decidiram pagar-se um salário de Rs 1000 por mês, não mais, embora fosse muito menos do que o que cada um estava fazendo no MCM.

Perseverança e convicção são ingredientes-chave na conquista confiança do cliente. Khan narrou a história de como Bush era o primeiro cliente da Nova Agência (e a Life Line to the Future). Trabalhar no Brief, Khan e Nanda do cliente apresentaram o anúncio de lançamento para um novo produto. O cliente odiava. Khan foi convidado a retornar. Uma semana depois, os dois estavam de volta no Bush com exatamente o mesmo anúncio. Eles disseram que este anúncio era apenas certo para o produto. O cliente estava lívido.

Perguntou Khan a repensar e re-apresentar. Alguns dias depois, Arun e Mohammed novamente conheceu o cliente. E re-apresentado o mesmo anúncio! O cliente era muito irritado e irritado. Mas os jovens fundadores da redefinição tiveram a convicção de estar em pé pelo seu produto criativo. O cliente comprou o anúncio 'sob protesto' e correu no dia seguinte. O anúncio foi um golpe que os produtos voaram fora da prateleira!

Khan teve muitas mais anedotas para narrar. Ele encolheu a audiência por mais de 90 minutos.

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